Somos
Servos
Revista OSM –
Comunidade Santa Maria dos Servos – Matola
A FRATERNIDADE
SERVITA
O PADRE E O FREI
NOSSA SENHORA DA
ANUNCIAÇÃO
AS TENTAÇÕES DE
JESUS
TESTEMUNHO
VOCACIONAL
UM OLHAR SOBRE AS
NOVAS IGREJAS EM MOÇAMBIQUE
TEMOS SEDE DE UMA
SOCIEDADE MAIS HUMANA
CRÔNICAS E
NOTÍCIAS ECLESIAIS
OS FORMANDOS DA
COMUNIDADE SANTA MARIA DOS SERVOS
Número 2 – Março de 2014
EDITORIAL
Q
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ueridos
irmãos leitores, com alegria publicamos o segundo número da Revista OSM –
Comunidade Santa Maria dos Servos – Matola, intitulada “Somos Servos”. Uma
revista que foi muito bem acolhida pelos nossos irmãos e amigos da Ordem dos
Servos de Maria e das igrejas locais onde nos encontramos. Agradecemos a todos
o apoio e o incentivo recebidos, esperando corresponder às vossas expectativas.
Na
quarta-feira de Cinzas Deus nos convidou exortando-nos por meio da oração mais
intensa, da prática do Jejum e da Esmola a nos preparar para o encontro com o
Senhor Ressuscitado, Aquele que venceu a morte e nos mostrou a todos o caminho
da salvação. Procuremos, pois, ir ao encontro do Senhor, com os corações
rasgados e totalmente dispostos a acolhê-Lo em nossa vida, na pessoa dos nossos
irmãos e irmãs. Assim o nosso jejum e a nossa esmola serão de facto agradáveis
ao Senhor nosso Deus.
No
texto inspirador da mensagem do papa Francisco para a Quaresma, “Fez-Se pobre,
para nos enriquecer com a sua pobreza” (cf. 2 Cor 8, 9), se intui a perspectiva
de um encontro singular na história da humanidade: o encontro da natureza
divina com a natureza humana no evento da encarnação do Filho de Deus, que abre
de um modo definitivo o cenário conclusivo da história de salvação. Somos todos
atingidos por este encontro, que marca a nossa vida profundamente, pois nos
revela aquilo que somos, como criaturas diante do seu Criador, e nos aponta o
sentido pleno da nossa existência, isto é, o encontro definitivo com o nosso
Deus!
Nesta
edição vamos apresentar o carisma dos Servos de Maria; no âmbito da vida
Consagrada, a distinção entre Padre e frei; aproveitando a espiritualidade da
Quaresma, um artigo sobre as tentações de Jesus, entre outras reflexões.
Recordaremos a celebração da Anunciação do Senhor por meio de Nossa Senhora da
Anunciação. O testemunho vocacional desde mês será feito pelo noviço Percy, de
origem peruana e faremos a apresentação dos nossos formandos. Ademais
acenaremos nas crônicas eclesiais os momentos mais significativos que
celebramos e celebraremos neste período de preparação para a celebração da
Páscoa do Senhor. Desejamos a todos uma boa leitura e um tempo quaresmal
profícuo!
A FRATERNIDADE
SERVITA
Três
elementos caracterizam as comunidades da Ordem dos Servos de Maria:
1. O serviço: É um aspecto
essencial do carisma a Ordem dos servos de Maria, que tem as suas raízes, mais
profundas na Sagrada Escritura. Para concretizar seu ideal de serviço, os
Servos de Maria inspiram se primeiramente no exemplo de Cristo, que encarna a
figura do “Servo do Senhor”, (Is 42,1-7. 49,19), que veio para servir e dar a
vida em resgate de muitos (Mc 10,45) e que se colocou no meio dos discípulos
como aquele que serve (Lc 22,27; Jo 13,3- 17) e, em segundo lugar na humilde
atitude de Santa Virgem Maria que, convidada por Deus para colaborar no projeto
salvífico da Encarnação do Verbo, declarou se Serva do Senhor (Lc 1,38). Servir
é acolher os irmãos, especialmente os mais humildes, é dar assistência aos
idosos, enfermos e aos necessitados. Servir é empenhar-se para manter diante de
todas as criaturas, atitudes de paz, de misericórdia, de justiça e de amor
construtivo.
2. Fraternidade: Nas nossas
Constituições enfatizam claramente a importância da comunhão fraterna em nossa
vida. A oração de Jesus ao Pai para que seus discípulos sejam como Ele e o Pai
que são um só (Jo 17,11), o testemunho
da primeira comunidade cristã na qual, os nossos Sete Primeiros Pais transmitido pela Legenda
de Origine Ordinis, fazem da comunhão fraterna um aspecto essencial da
nossa vida. Portanto, sem ela, não seriamos autênticos Servos de Maria. A
comunhão fraterna caracteriza o nosso modo de testemunhar o Evangelho. Dá forma
ao nosso estilo de vida, ao trabalho e a oração. Determina o estilo do governo
da Ordem, confere uma marca peculiar ao nosso serviço apostólico. E o campo que
testemunhamos a pobreza Evangélica e vivemos o nosso compromisso da obediência
a Palavra de Deus e as decisões comunitárias. Por fim, a comunhão fraterna é o
clima indispensável para a formação de um Frade Servo de Maria e para o crescimento
integral da sua personalidade.
3. Dimensão Mariana: A dedicação
total a Virgem Santa Maria, ʺrefúgio especial, e Senhora própria dos seus
Servos”, outro elemento essencial para vida Ordem, que tem suas raízes no acto
praticado pelos Sete Primeiros Pais no inicio do seu caminho Espiritual. Os
Sete decidiram colocar-se humildemente a si mesmo e aos seus corações, com toda
devoção, aos pés da Rainha do Céu, a Gloriosa Virgem Santa Maria para que ela,
como Medianeira e Advogada, os reconciliasse a Ele. A iconografia dos Servos de
Maria aparece com freqüência a Imagem da Mãe da Misericórdia que acolhe os seus
servos e os protege de todo mal físico e
espiritual, interpretando lhe a Graça e Misericórdia (Cf. Site da OSM –
www.servidimaria.net).
Frei
Cosme,osm e postulante Wilson Wiliam
O PADRE E O FREI
A
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ssim
como a medicina, a advocacia, a política, possuem uma linguagem e terminologia
próprias, assim também acontece no universo da religião. Há gente que pergunta
com frequência sobre a diferença entre padre e frei.
É
variado e abrangente o leque do que chamamos de vocação: vocação à vida,
vocação cristã, vocação sacerdotal, vocação religiosa, vocação matrimonial,
como também as vocações ás diversas profissões. Neste escrito vamos compreender
a diferença entre padre e frei. A vocação sacerdotal e vocação religiosa são
completas em si mesmas. Quem abraçou as duas é padre e frei, quem abraçou uma
das duas, ou é padre ou frei. Exemplo: O Padre Gilberto é só padre, o Frei
Chico é padre e frei. Nada de status.
Quem é o padre: É aquele que
recebeu o sacramento da Ordem, em força do qual torna-se o dispensador dos
sacramentos, sobretudo da Eucaristia e Penitência. Ele é chamado de
"diocesano", porque está ligado diretamente a um bispo diocesano, a
quem deve plena obediência. No ocidente, por lei eclesiástica, assume
livremente o celibato, renunciando ao matrimônio. Para exercer o ministério, o
candidato deve está preparado, por este motivo deve cursar Filosofia e
Teologia. O padre diocesano não tem a obrigatoriedade de morar com outros
irmãos de ministério.
Quem é o frade: Frei é uma
palavra que vem do Latim “Frater” que significa “irmão”. Entre si e perante os
outros, os frades se chamam de “frei”, uma abreviação de frade. É aquele que professa numa comunidade
religiosa os conselhos evangélicos, ou seja, os votos de castidade (equivalente
ao celibato), obediência (aos seus superiores) e pobreza (não pode possuir bens
no seu nome). A comunidade religiosa é uma forma mais radical de observar os
conselhos evangélicos. É uma forma de vida que vem desde os primórdios do
cristianismo para testemunhar a fraternidade, o serviço e a oração. Depois de
concluir todas as etapas da formação, professa os primeiros votos. É a partir
da profissão dos votos que o candidato é acolhido entre os frades. O frade vive
em comunidade juntamente com os outros confrades, seguindo o carisma do
instituto. É uma obrigatoriedade viver em comunidade. A finalidade primeira das
comunidades era de ser constituída somente de “irmãos”, mas diante das
necessidades da Igreja, viu-se necessário preparar também os frades para o
presbitério. Na comunidade religiosa, o frade tem a livre decisão de se tornar
presbítero ou não.
Ambos
estilos de vida estão empenhados pela causa do Reino de Deus. Eles possuem a
missão de transmitir a todos a mensagem do Reino e a testemunhá-la.
Frei
Gerson, osm
NOSSA SENHORA DA
ANUNCIAÇÃO
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o dia 25 de Março vamos
celebrar a Solenidade da Anunciação na qual Nossa Senhora é escolhida por Deus
para ser a Mãe do Salvador. Trata-se do primeiro dos mistérios mais sublimes e
importantes da história da salvação: a chegada do Messias, profetizada séculos
antes no Antigo Testamento.
A Festa da Anunciação do Anjo à Virgem Maria
(Lc 1, 26-38) é comemorada desde o século V no Oriente e a partir do século VI
no Ocidente, onde a celebração ocorre nove meses antes do Natal e só é
transferida quando coincide com a semana santa.
A visita do Anjo Gabriel à Virgem
Maria se dá em Nazaré, Cidade da Galileia e marca o início de toda uma
trajetória que cumpriria as profecias do Antigo Testamento, e daria ao mundo um
novo caminho, trazendo-lhe a salvação.
Ali nasceu também a oração
que estaria para sempre na boca e no coração de todos os cristãos: a
Ave-maria. “Alegra-te ó cheia de graça o
Senhor está contigo” (Lc 1, 28). É com esta nobre saudação que Maria recebe o
anúncio de que Ela é a escolhida por Deus para ser a Mãe do Salvador.
Ao perguntar como poderia ficar
grávida, se não conhecia homem algum, recebeu do Anjo Gabriel a explicação de
que seria fecundada pelo Espírito Santo, por graças do Criador. Sua resposta
foi tão simples e humilde como sua vida de fé: “Eis-me aqui a serva do Senhor,
faça-se em mim segundo a sua palavra” ( Lc 1, 38). Com esta resposta, Maria
aceitou a dignidade e a honra da maternidade divina, mas ao mesmo tempo também
os sofrimentos, os sacrifícios que a Ela estavam ligados. Declarou-se pronta a
cumprir a vontade de Deus em tudo como sua serva, num voto de total entrega a
vontade de Deus.
Maria aceitou sua parte na
missão que lhe fora solicitado, demonstrando toda confiança em Deus e em seus
desígnios, para o cumprimento da profecia e mostrou porque foi a escolhida para
ser instrumento Divino nos acontecimentos que iriam mudar o destino da
humanidade.
Maria é a fonte geradora da
Graça da Salvação, pois é por seu intermédio que recebemos a própria Palavra de
Deus personificada na pessoa do Salvador. Portanto, na Anunciação, Maria acolhe
a divindade em si mesma, Deus que na
origem do mundo criou todas as coisas com sua Palavra, desta vez escolheu uma
humilde serva, para realizar a encarnação do Verbo Redentor da
humanidade.
Frei Ivan, osm e postulante
Hermínio Cidade
AS TENTAÇÕES DE JESUS
O
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evangelista são Mateus apresenta-nos três tentações
feitas a Jesus no deserto. Este mundo é também um deserto e a nossa vida é uma
contínua quaresma, onde todos nós somos provados como uma forma de purificação
para melhor recebermos a recompensa que o Pai nos preparou.
Quando
o demónio soube que Jesus teve fome, dirigiu-lhe a primeira tentação: “se tu és
o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem pães!” (Mt 4,3). Aqui Jesus é
tentado de falsificar a própria missão, para realizar uma actividade que busque
satisfazer as necessidades imediatas, para certificar o seu poder e a sua
relação com o Pai diante do demónio. Mas como Jesus é a sabedoria personificada
e o seu projecto era o Reino de Deus, encontrou uma brecha para catequizar o demónio:
“A Escritura diz não só do pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da
boca de Deus”. Os homens na sua maioria não resistem tentação como esta porque
se deixam escravizar pelo seu corpo enquanto já foi dito: “buscai o Reino de
Deus e a sua Justiça...” (Mt 7,33).
A
segunda tentação obrigava a Jesus tentar o Senhor seu Deus como é o normal de
muitos pedirem sinal da parte de Deus para alimentar a sua fé. Mas não deve ser por um milagre que podemos
crer na existência de Deus e no seu poder. Pois a sua existência e o seu poder
tampouco dependem de nós. Pelo contrário nós é que dependemos d’Ele em tudo.
Ele é, e a nossa fé nada diminui e nada aumenta em Deus. Foi por isso que Jesus
responde ao demónio dizendo: “a Escritura também diz ‘não tente o Senhor teu
Deus” (Mt 4,7). Essas respostas de Jesus podem ser de certa forma uma
verdadeira surpresa para nós, porque em tentações de gênero temos caído quando
orgulhosamente queremos provar aos outros que temos poder de fazer isto ou
aquilo para alcançarmos a fama.
Por
último, o demónio pede que Jesus lhe adore prometendo uma remuneração (todos os
reinos do mundo e as suas riquezas) e Jesus expulsa o demónio “vai-te satanás”
e introduz-lhe a catequese sobre os mandamentos da lei de Deus: “adorarás o
Senhor teu Deus e somente a Ele servirás” (Mt 4,10). Reflitamos sobre aquelas
vezes que substituímos o lugar de Deus pelos nossos chefes porque esses podem
nos promover no serviço; as vezes que conjugamos o verbo adorar para os nossos
amigos porque nos deram uma rosa ou um telemóvel. Não estaríamos a fazer tal
pessoa nosso Deus? Portanto, se nos sentimos fracos, ao menos recitemos em todo
o tempo e lugar a oração que o Senhor nos ensinou: “não nos deixeis cair em
tentação”, ou ainda o conselho do Doutor da graça (Santo Agostinho) quando diz:
“leia a Sagrada Escritura mesmo que não compreenda, o diabo foge”. E que nós
também não tentemos os outros.
Frei
Dionisio, osm
TESTEMUNHO VOCACIONAL
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aríssimos
amigos, desejo-vos uma boa caminhada quaresmal rumo a Páscoa da Ressurreição do
Senhor. Chamo-me Percy Astopillo Toro, nascido aos 5 de Setembro de 1982,
natural de Huallccay, Churcampa Huancavelica, de nacionalidade Peruana. Meus
pais chamam-se Ceferino Astopillo Murillo e Teofila Toro Bizarro. Tenho sete
irmãos.
Neste
momento, Deus me concedeu a oportunidade de estar longe do meu país, porém,
estou feliz comigo mesmo, por estar a viver esta experiência ímpar da minha
vida na qual sou convidado a aprofundar o meu chamado a Servir aos irmãos, a
estilo de Maria na Ordem dos Servos de Maria. Ordem esta que me permitiu entrar
em contacto com as outras comunidades, de modo particular com a comunidade de
Matola, desfrutando de um clima caloroso e da maravilhosa alegria do povo
moçambicano. Vejo nisso a vontade de Deus, de facto, é isso que quero.
Conheci
a Ordem dos Servos de Maria em Lima, na Paróquia de Virgen del Rosario Manchay
em 2004. O que mais me encantou nos frades foi o estilo de vida simples, e pela
devoção Mariana que nutre a vida da Ordem. Depois de um longo tempo de
conhecimento e aprofundamento da vontade de Deus na minha vida, em 2011 pedi
para fazer uma experiência com os frades que aceitaram o meu pedido e me
enviaram para a comunidade de Postulantado dos frades Servos em Bolívia na cidade
de Cochabamba onde frequentei o Seminário Señor
de los Compadres. Em 2013 fui admitido ao pré-noviciado. Neste período que
estive em Cochabamba pude conhecer melhor a Ordem, tive contacto com as
diversas pessoas de diferentes países, com diversos institutos religiosos, isso
enriqueceu muito a minha visão sobre a vida religiosa.
Em
2014 tive a oportunidade de conhecer a Província dos frades do Brasil, onde
estive preparando-me para a viagem a Moçambique na Comunidade de Matola. Depois
de muitas lutas consegui o visto para entrar no território moçambicano. No dia
09 de Fevereiro de 2014 cheguei pela primeira vez em Moçambique, meu primeiro
contacto com o amado povo africano. No dia 10 de Fevereiro tivemos o rito de
entrada no noviciado na presença do Provincial do Brasil, um rito simples, mas
cheio de significado espiritual. Posso dizer que estou feliz apesar do calor
que é muito intenso para mim! O povo moçambicano me marca bastante pela sua
alegria e sua forma de estar na celebração litúrgica, viva e animada.
Agradeço
a Deus e a minha Província Santa María de
los Andes e a todas as comunidades dos frades, por tudo que me concedem,
que Deus lhes abençoe. Desejo a todos os fiéis uma feliz Páscoa da Ressurreição
do Senhor, que nos preparemos santamente com a frequente participação na
Eucaristia a fim de que vivamos intensamente este mistério da nossa salvação.
Estamos unidos em oração com Maria Mãe de Jesus e nossa Mãe.
Frei
Percy, osm
Versão ONLINE no Blog Somos Servos:
somosservos.blogspot.com
UM OLHAR SOBRE AS NOVAS IGREJAS EM MOÇAMBIQUE
C
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ontava-me
o meu amigo Lenquequé sobre a sua experiência no mercado de Zimpeto em busca de
um alimento que sempre via os seus vizinhos consumir frequentemente, mas ele
ainda não tinha provado. As cebolas. Quando chegou no mercado, viu muitas
variedades de cebolas: as cebolas grandes de origem sul africana, cebolas
vermelhas de Gorongosa, cebolinhas de Malema e mais, pelo que criou-lhe um
dilema na escolha da melhor cebola. O que ele sabia era de que todas eram
cebolas e comestíveis. Fez muitas voltas no interior do mercado, mas não se
precipitou em comprar alguma variedade sob o risco de se arrepender mais tarde.
Como um homem prudente, decidiu voltar para casa e perguntar na vizinhança que
tipo de cebola poderia ele comprar. Chegado a casa dirigiu-se ao senhor
Nhanfumo que desde sua infância gostou de cebolas. Lenquequé apresentou a sua
inquietação ao velho Nhamfumo, e este recomendou a comprar as cebolinhas de
Malema embora pequenas. E assim Lenquequé começou a gostar das cebolas de
Malema.
Esse
dilema, que passou Lenquequé, experimentam também muitos moçambicanos que
querem pela primeira vez professar a sua fé, sobretudo na religião cristã. Hoje
em Moçambique, vemos a presença de muitas instituições religiosas e até outras
que não sabemos qual é a sua doutrina e tampouco compreendemos o seu objectivo.
Creio que se fossem empresas, ninguém estaria desempregado.
Quando
passamos em cada rua principalmente nas cidades, vemos aí: Igreja evangélica do
céu; Igreja do poder de Deus, Igreja internacional dos milagres de Deus, Igreja
Assembleia de Deus Africana, Igreja do Jesus da cruz e muitas outras, que se eu
for a citar não poderei terminar. De entre essas não conseguimos ver qual é a
verdadeira ou por outra qual delas nos mostrará o Caminho, a Verdade e a Vida
(Jesus). Pois se formos a perguntar a cada membro de cada Igreja, receberemos
um enxame de respostas. Uns poderão dizer: “aqui se invoca o Deus vivo;
operamos milagres porque o pastor fala a língua de Deus; outros dizem: aqui é
onde está a mão de Deus; outros aqui o milagre é algo natural e outros ainda
vão dizer esta Igreja é mãe e os milagres não dependem dos pastores, mas sim,
da fé da própria pessoa”. Justamente o que quer entrar pela primeira vez
enfrentará um dilema forte. Isto me recorda o trecho da Sagrada Escritura que
diz: “acautelai-vos para que ninguém vos iluda. Surgirão muitos em meu nome,
dizendo: Sou eu. E seduzirão a muitos” (Mt 13, 5-6).
De
certa forma estas igrejas parece terem algo em comum, difundir a mensagem de
Cristo, mas o que nos resta saber é: com qual finalidade fazem essa difusão do
evangelho? Por outra parte se contradizem entre si, porque umas dizem que
invocam o Deus vivo, como se as outras igrejas invocassem um Deus morto. Outras
igrejas têm presente à mão de Deus, razão pela qual operam milagres, como se
Deus fosse corrupto e que apenas agrada uma parte de seus filhos. De vez em
quando tenho me questionado: se essas Igrejas operam milagres, como cura dos
doentes, então porque não visitam os hospitais para curar todos doentes que provocam
engarrafamento naquelas instituições? Porque não ressuscitam os mortos como
Jesus ressuscitara Lázaro? Talvez seja como quando alguém me disse que os
milagres acontecem consoantes a quantia do dízimo que cada um dá. Se for o
caso, então porque não convidam o governo para pagar o dízimo apropriado para
todos os doentes.
São
igrejas provenientes de países desenvolvidos por uma rejeição, mas quando
chegam a Moçambique são bem vindas como se fossem empresas que oferecem
oportunidades aos desempregados. Apenas para confundir a escolha certa de
muitos.
Pena
dos moçambicanos que um dia, quando descobrirem a Igreja fundada por Cristo e
edificada sob o fundamento dos apóstolos, sentirão a necessidade de repetir as
palavras de Santo Agostinho: “tarde vos amei beleza tão antiga, mas sempre
nova. Eu vos procurava fora enquanto habitáveis dentro de mim”.
Frei
Lafim, osm
TEMOS SEDE DE UMA
SOCIEDADE MAIS HUMANA
N
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os
séculos passados alguém disse que “o homem é um animal social por natureza”, e
foi aplaudido por assim concluir porque em justificativa mostrava a necessidade
que o homem tinha de viver em sociedade. Para a felicidade do homem, a
sociedade era indispensável. Até em algumas partes do mundo, houve a
necessidade da assinatura de um contrato social. O ser humano por si não era
suficiente, e não contar com ajuda do seu semelhante supunha-se ser Absoluto
(Deus) ou um irracional. Isso exaltava a relação “eu e tu”, onde o eu dependia
do “tu” e vice versa.
Hoje,
embora com muitos especialistas em ética, muitos religiosos que proclamam dia a
dia a vivência dos valores evangélicos, nota-se com muito brilho o rompimento
da relação “eu e tu”, e uma abstinência cruel do temor a Deus e isto, gera uma
constante onda de criminalidades (abortos; violência; consumo de drogas; abuso
sexual; etc). Será que foi esta a sociedade que Deus quis criar para os seus
filhos muito amados?
Não
matar. É uma máxima que todos conhecemos sem precisar de uma catequese sobre os
mandamentos da lei de Deus, pois a vida é um dom gratuito de Deus e um direito
para cada ser humano, seja ele branco ou negro, rico ou pobre e
independentemente de seu gênero, pelo que ninguém tem o direito de tirar-lhe a
vida. Mas em nossa sociedade, matar e praticar outros males parece um direito
para alguns que em seus corações respiram violência por causa do dinheiro. O
que tira a tranquilidade na sociedade. Pois, por ser religioso ou pertencer um
partido político, ter emprego e até o ser um simples pobre desocupado, pode ser
motivo suficiente para ser dado fim a sua vida. Os cidadãos constroem suas
casas com portas de grades, edificam muros e põem garrafas quebradas por cima
deles ou ferros bem afiados, não que tenham medo dos animais ferozes, mas por
medo de seus semelhantes. Outros electrificam os muros e os que têm um pouco de
condição, procuram outros homens para estarem de vigilância vinte e quatros
horas por dia. Mesmo assim a tranquilidade não reside no coração dos donos. O
homem continua sendo “lobo do outro homem” como outrora salientou Tomas Hobbes.
Afinal de contas onde reside a imagem e semelhança de Deus?
Vemos
alguns homens a buscarem uma convivência com os animais ferozes, porque parece
mais fácil fazer isso, do que tornar mais humana a nossa sociedade. A confiança
rompeu-se entre os humanos. Muitos até revestem-se de uma face piedosa,
enquanto são mais ferozes que os selvagens. Fazer um favor a alguém pode ser
causa do martírio de quem o fez. Nos tempos já idos, quando pouco a pouco se
desenvolvia a maldade no mundo, um pensador reduziu a dignidade do homem para
um simples selvagem nessas palavras: “outrora éreis macacos e agora sois muito
mais macacos que os próprios macacos”. Há quem pode dizer o mesmo para o nosso
tempo.
Clamamos
por uma sociedade mais humana que respeite a Deus e a dignidade da pessoa
humana. Uma sociedade em que a felicidade do homem deve provir dessa relação
com o Absoluto e com o próximo. Esta é tarefa de todos começando por mim e por
ti.
Os
ecticistas que desempenhem a sua função da melhor forma e os homens de Deus que
rezem sem cessar pela perfeição dos homens todos e pela conservação da bondade
reconhecida por Deus após a criação do ser humano.
Frei
Lafim, osm
CRÔNICAS E
NOTÍCIAS ECLESIAIS
ü Dia 5 de Março, às 16:30 o Santo Papa
presidiu o Statio e a procissão
penitencial, a partir da Igreja de Santo Anselmo. Às 17 horas, na basílica de
Santa Sabina, na colina do Aventino, como manda a tradição, o Papa Francisco
presidiu a Missa de abertura da Quaresma, com a bênção e imposição das Cinzas.
No angelus da Quarta-Feira de Cinzas,
o Bispo de Roma disse que o itinerário
quaresmal de quarenta dias que nos conduzirá ao Tríduo pascal, memória da
paixão, morte e ressurreição do Senhor, é coração do mistério da nossa
salvação. A Quaresma nos prepara para este momento tão importante, por isto é
um tempo “forte”, um ponto de reviravolta que pode favorecer em cada um de nós
a mudança, a conversão. Todos nós temos necessidade de melhorar, de mudar para
melhor. A Quaresma nos ajuda e assim saímos dos hábitos cansados e do
preguiçoso costume ao mal que nos engana. No tempo quaresmal, a Igreja nos
dirige dois importantes convites: adotar uma consciência mais viva da obra
redentora de Cristo; viver com mais empenho o próprio Baptismo.
ü Dia 7 de Março, na Paróquia São Gabriel
Arcanjo da Matola ocorreu a cerimônia da Instituição dos 40 ministros da
Esperança e da Eucaristia, cerimônia esta que foi presidida pelo Senhor
Arcebispo Dom Francisco Chimoio.
ü Dia 8 de Março, celebramos 20 anos da
Inauguração do Lar Nova Esperança, nesta festividade contamos com a presença da
Mamã Verônica. O Lar Nova Esperança, como bem enfatizou frei José, pela sua
natureza se destina a acolher crianças órfãs, a fim de fazer brilhar neles a
Esperança que brilha da Luz de Cristo.
ü Os religiosos da Matola se prepararam para
a quaresma com um retiro na casa dos Servos de Maria no dia 8 de Março. Frei
Charlie orientou o retiro enfatizando a quaresma como um encontro com Senhor!
No dia 16 os formandos da Matola também dedicarão o dia para o retiro quaresmal.
ü Dia 9 de Março, I domingo da Quaresma,
ocorreram os Exercícios Espirituais do Papa com a Cúria Romana, numa Casa de
Retiros de Ariccia, até à sexta-feira seguinte, 14 de Março.
ü Dia 12 de Março celebramos o primeiro
aniversário da eleição do Papa Francisco. Oremos por Ele e pela Igreja!
ü Dia 16 de Março, II domingo da Quaresma,
Papa Francisco realiza, de tarde, uma visita pastoral à paróquia romana de
“Santa Maria da Oração”.
ü Dia 13 de Abril, Domingo de Ramos, a partir
das 9.30, na praça de São Pedro, bênção e procissão dos Ramos, seguida da Missa
correspondente.
frei Jeremias,
osm
OS FORMANDOS DA COMUNIDADE SANTA MARIA DOS SERVOS
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a
comunidade Santa Maria dos Servos temos a presença dos seguintes formandos em
três etapas de formação inicial segundo o plano de Formação da Província São
Peregrino (Brasil – Moçambique):
·
quatro aspirantes - Domingos Gravata, Inácio
Armando, João Orlando e Manuel Gregório, que cursam o propedêutico no Seminário
Cristo Rei;
·
sete postulantes: Bernardo Acácio, Camilo Cossa,
Carlos Rafael, Gonçalves Sebastião, Herminio Cidade, Manuelinho José Moreira e
Wilson Wiliam, que freqüentam os cursos de Filosofia e Ética, Educação de
Infância e Acção social, no Instituto Superior Maria Mãe de África;
·
e um candidato ao pré-noviciado: Hanereque Mário,
que frequenta o terceiro ano de Filosofia no Seminário Filosófico
Interdiocesano Santo Agostinho.
Todos
eles exercem actividades pastorais nas comunidades da Paróquia São Gabriel
Arcanjo da Matola e demonstram muito interesse em servir ao povo de Deus na
Vida Consagrada e Sacerdotal. Rezemos pela perseverança de cada um deles e, na
medida do possível, colaboremos com a formação dos mesmos.
Somos Servos da Virgem
Gloriosa!
Movidos pelo Espírito comprometemo-nos, como nossos
primeiros Pais, a testemunhar o Evangelho em comunhão fraterna e a colocar-nos
a serviço de Deus e do homem, inspirando-nos constantemente em Maria, Mãe e
Serva do Senhor (Const. 1)
Somos chamados a estar aos pés das infinitas cruzes
da humanidade para levar conforto e cooperação redentora
(Const. 319)
Entre em contacto connosco e seja você também um
Servo de Maria:
826756357 - 847704141
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