Ave Maria, cheia de graça!

Seja bem-vindo(a)ao Web blog "Somos Servos"! ... criado em 4 de junho de 2007 para a maior glória de Deus, agradece sua visita amiga e fraterna!

Feed Vatican News

Feed CNBB

Feed CRB Nacional

19 de maio de 2008

As imagens na Bíblia

Comumente os irmãos evangélicos acusam os católicos de idolatria, isso em razão dos católicos usarem em seu culto as imagens dos santos, anjos e da Virgem Maria. Para fazer tal acusação se fundamentam principalmente no segundo mandamento bíblico que diz “Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima nos céus, ou embaixo, sobre a terra” (Ex 20,2)
Para dar uma resposta a tal acusação é preciso primeiro dizer que, uma das regras para se interpretar um texto bíblico é considerá-lo a luz dos demais textos bíblicos que tratam do mesmo assunto. Não se pode pegar um único texto das Sagradas Escrituras e formar um juízo de valor ou até uma doutrina, sem levar em conta o conjunto dos demais livros sagrados.

Outra regra para bem interpretar a Bíblia e procurar saber o que é que o autor bíblico queria dizer ao povo daquela época, pois o que ele queria dizer ao povo daquele tempo é o que ele quer dizer ao povo de nosso tempo.

Então vamos aplicar essas regras ao texto do Êxodo 20,2. O que queria Deus proibir com esse mandamento? Queria proibir todo e qualquer tipo de imagens, ou apenas imagens de deuses para servirem para adoração? Se queria proibir todo e qualquer tipo de imagens por que ordenou a Moisés que fizesse dois querubins de ouro e colocasse em cima da Arca da Aliança? (Êxodo 25, 17-18). Outra coisa, porque o rei Salomão ao construir o templo de Jerusalém, colocou no fundo do santuário duas grandes imagens de anjos, além de decorar o templo com leões, bois e querubins? (veja: 1Rs 6,23-25; 7,29). E o que dizer de Moisés que mandou fazer uma serpente de bronze e colocou-a sobre uma haste para curar os israelitas? (Nm 21,8). Estaríamos diante de uma contradição bíblica? Não, a Bíblia na se contradiz. Como explicar isso então? Não é difícil, Deus proibiu somente a confecção de imagens de deuses para o culto de adoração e não outros tipos e imagens com outras finalidades religiosas. Portanto, não há confusão alguma. A confusão se dá quando se faz uma interpretação parcial de um trecho bíblico, tirando-o fora do seu contexto.

Mais, se Deus houvesse mesmo proibido qualquer tipo de imagens, porque no batismo de Jesus o próprio Espírito Santo se faria representar pela imagem de uma pomba? (Mt 3,16). Não podemos esquecer ainda que o Deus invisível se fez imagem na pessoa de Jesus de Nazaré. Jesus “é a imagem de Deus invisível” (Cl 1,l5), diz o apóstolo Paulo. Se ele se fez imagem porque não podemos fazer a sua imagem também?

Finalmente gostaria de lembrar ainda que os primeiros cristãos, que na sua grande maioria morreram martirizados pela fé, decoravam seus túmulos com figuras religiosas. Será que esses primitivos irmãos que conheceram os apóstolos caíram no pecado da idolatria? Com certeza não.
O que a bíblia condena é a confecção de imagens para serem adoradas como deuses, o que não é o caso das imagens existentes na Igreja Católica.

Diácono Geraldo Bueno da Silva
(enviado por fr. João)

5 comentários:

  1. Parabéns, irmão. Os católicos precisam de verdadeiros esclarecimentos a respeito de sua fé.
    Deus continue a te abençoar.
    Pe. DimarSantos
    Diocese de Araçuaí - MG

    ResponderExcluir
  2. Bom dia...

    So queria ressaltar, que em todas as passagens em o nosso amigo citou as imagens em que se fala são todas de animais como leões, pomba etc... e Não de pessoas seres humanos falhos nomeados como um Deus de cura, e tenho certeza que existe somente um Deus do impossivel, Deus de cura e de milagres......

    Deus Abençoe a vida de todos...

    Fiquem na santa paz de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  3. olha Cesar, eu nao sabia que anjos eram considerados animais, sem falar nos primeiros cristao... desculpe mais muitos protestantes levam a bíblia ao pé da letra..Cesar uma perguntinha pra fechar.. Quem fundou sua igreja? A minha foi Jesus Cristo a mais de 2 mil anos atras.. por tanto tome cuidado com os falsos profetas, lembrando a vc os homen sao pecadores, mais a igreja é santa e nunca terá pecado, se vc seguir corretamente a lei de Deus verá isso e vai rever seu conceitos..
    grande a braço a todos ..
    fikem com Deus

    ResponderExcluir
  4. Parabéns padre dimar por essa explicação tão detalhada sobre idolatria,
    antes tinha muitas duvidas pelo fato de trabalhar com evangelicos q vivem criticando
    a nossa igreja,mas agora minha fé está mais fortalecida!
    que deus tí ilumine sempreee!!

    ResponderExcluir
  5. gostei muitissimo do seu comentario.A verdade e que os evangelicos nunca leram os livros e cartas do evangelhos.Sera que uma foto que ele guarda em casa, talvez ate de alguem ja falecida nao tem o menor valor pra eles.?Coitados.sao extremamente incoerentes e fanaticos.Nao conseguem enxergar e ler tudo que diz a biblia fazendo a interpretacao dentro do contexto.Ainda bem que Deus e sua mae Nossa Senhora e todos os santos perdoam aqueles que nao sabem o que fam.
    estamos no mundo ecumenico.Nao importa se vou de bicicleta, carro ou aviao, ou seja ,o importante e chegar a Deus.Infelizmente , isto so se da pra quem tem a mente bem aberta.Tem que deixar o fanatismo de lado e a ignorancia!Tem que Ler e ler bastante antes de falar bobagem!!Alem do que o respeito e bom e deve ser praticado por todos.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: sua colaboração edificará tantas almas sedentas de Deus e nos fará cada vez mais servos uns dos outros.

Postagens mais visitadas