ZENIT - O mundo visto de Roma

Fides News Português

Gaudiumpress Feed

3 de agosto de 2010

TEMA: FAMÍLIA, FORMADORA DE VALORES HUMANOS E CRISTÃOS.



A família é a primeira e mais básica comunidade eclesial. A Santíssima Trindade é mistério de comunhão de unidade perfeita das três pessoas divinas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Unidade na diversidade: um só Deus em três pessoas. A comunhão de amor das três pessoas divinas é modelo da família que é chamada a viver a comunhão no amor entre os esposos e os filhos na diversidade de seus membros.

A família deve ser verdadeira escola de valores humanos e cristãos a serem transmitidos e vividos no lar. Jesus Cristo é a referência para a família discernir os verdadeiros valores e as deficiências da cultura de hoje, os contra valores. Ele é o modelo para todos nós. Ele é o rosto divino do homem e o rosto humano de Deus. Pelo mistério de sua encarnação, Jesus elevou a pessoa humana a uma dignidade singular. Ele veio para dar vida e vida em plenitude a toda a humanidade. Ao entrar na nossa história, no seio de uma família, Jesus Cristo se solidarizou conosco e nos mostrou o valor da família, fruto da união entre o homem e a mulher, fundada no amor e aberta à vida. A família é chamada a cultivar o valor da pessoa humana, a acolher e defender o valor da vida desde o seu início, até o término natural; ela é chamada a promover os valores da solidariedade e da fraternidade entre seus membros e para com as demais pessoas, a dialogar e a conviver com o diferente, favorecendo assim uma cultura de paz.

Enfim, a família deve alimentar a dimensão religiosa de seus membros, porque Deus é o fundamento de todas as coisas e somente n´Ele nosso coração sedento e inquieto encontra paz e felicidade.