12 de fevereiro de 2010

A Palavra de Deus na Vida - CNBB


Leituras Relacionadas ao dia 12/02/2010 - CNBB
Verde. 6ª-feira da 5ª Semana Tempo Comum

1ª Leitura - 1Rs 11,29-32; 12,19
Israel rebelou-se contra a casa de Davi.
Leitura do Primeiro Livro dos Reis 11,29-32; 12,19
29Aconteceu, naquele tempo,
que, tendo Jeroboóo saído de Jerusalém,
veio ao seu encontro o profeta Aías, de Silo,
coberto com um manto novo.
Os dois achavam-se sós no campo.
30Aías, tomando o manto novo que vestia,
rasgou-o em doze pedaços
31e disse a Jeroboóo:
"Toma para ti dez pedaços.
Pois assim fala o Senhor, Deus de Israel:
Eis que vou arrancar o reino das móos de Salomóo
e te darei dez tribos.
32Mas ele ficará com uma tribo,
por consideraçóo para com meu servo Davi
e para com Jerusalém,
cidade que escolhi dentre todas as tribos de Israel".
12,19Israel rebelou-se contra a casa de Davi
até ao dia de hoje.
Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 80, 10-11ab. 12-13. 14-15 (R. Cf. 11a.9a)
R. Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

10Em teu meio nóo exista um deus estranho *
nem adores a um deus desconhecido!
11aPorque eu sou o teu Deus e teu Senhor,*
11bque da terra do Egito te arranquei.R.

12Mas meu povo nóo ouviu a minha voz, *
Israel nóo quis saber de obedecer-me.
13Deixei, entóo, que eles seguissem seus caprichos, *
abandonei-os ao seu duro coraçóo.R.

14Quem me dera que meu povo me escutasse! *
Que Israel andasse sempre em meus caminhos!
15Seus inimigos, sem demora, humilharia *
e voltaria minha móo contra o opressor.R.



Evangelho - Mc 7,31-37
Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 7,31-37

Naquele tempo:
31Jesus saiu de novo da região de Tiro,
passou por Sidônia
e continuou até o mar da Galiléia,
atravessando a região da Decápole.
32Trouxeram então um homem surdo,
que falava com dificuldade,
e pediram que Jesus lhe impusesse a mão.
33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão;
em seguida colocou os dedos nos seus ouvidos,
cuspiu e com a saliva tocou a língua dele.
34Olhando para o céu, suspirou e disse:
"Efatá!", que quer dizer: "Abre-te!"
35Imediatamente seus ouvidos se abriram,
sua língua se soltou
e ele começou a falar sem dificuldade.
36Jesus recomendou com insistência
que não contassem a ninguém.
Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam.
37Muito impressionados, diziam:
"Ele tem feito bem todas as coisas:
Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar".
Palavra da Salvação.


Reflexão - Mc 7, 31-37
A comunicação é fundamental para que a pessoa possa viver em sociedade, e quem tem dificuldades para se comunicar pode facilmente ser excluído da comunidade à qual pertence. Quando vemos Jesus curar o surdo-mudo, ele não está simplesmente resolvendo o problema de saúde de alguém, mas está criando condições para que essa pessoa possa ser integrada na comunidade em que vive, possa também discutir os seus valores e deixar de ser uma pessoa com dependência, mas ser protagonista da sua história e da sua própria vida, portanto os benefícios que Jesus propicia ao surdo mudo vai muito além da simples cura.


LEIA MAIS EM NOSSA PÁGINA! CLICK AQUI!

Caso não queria mais receber envie um email para webmaster@cnbb.org.br

Seguidores

Google+ Followers

Viva Nossa Senhora!

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Follow by Email