ZENIT - O mundo visto de Roma

Fides News Português

Gaudiumpress Feed

10 de fevereiro de 2010

Forum Social Mundial




Boletim FSM

10 de fevereiro de 2010


1)
Só em janeiro foram realizados 14 fóruns no mundo

O Fórum Social Grande Porto Alegre, realizado de 25 a 29 de janeiro, foi só o primeiro de uma série que está sendo organizada em todo o mundo ao longo deste ano. Todos os encontros terão como tema a crise civilizatória que atinge a humanidade hoje. A proposta é levar os resultados das reflexões desses eventos descentralizados para o próximo Fórum Social Mundial, que será realizado em Dakar (Senegal/África) em 2011.

Só em janeiro foram realizados 14 fóruns pelo mundo. Além das seis cidades da Grande Porto Alegre, houve eventos em Pelotas (também no RS), Salvador (Bahia), Tókio (Japão), Benin (Kpomassé), Madri e Barcelona (Espanha),
Stuttgart (Alemanha)  e Praga (República Tcheca).
Veja aqui a lista dos próximos.


2) Certificado de participação no Seminário estará disponível no blog do evento


As pessoas inscritas no Seminário Internacional Dez Anos Depois, uma das principais atividades do Fórum Social Grande Porto Alegre, poderão baixar o certificado de participação no blog (http://seminario10anosdepois.wordpress.com) do evento a partir da próxima semana.


3) 
Sites trazem notícias dos fóruns de 2010

Estão no ar dois novos sites com informações sobre o processo Fórum Social Mundial ao longo deste ano: IPS TerraViva  e o Centro de Mídia Virtual. Ambos farão a cobertura jornalística dos eventos que serão realizados até o Fórum Social Mundial de Dakar (Senegal), em 2011.

Confira.
IPS TerraViva: http://www.ips.org/TV/wsf2010.
Centro de Mídia Virtual: http://www.worldsocialforum.info/homepage 


4) 
Fórum de Educação será realizado em fevereiro

Em ducadores se reunem em Osasco (SP), nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2010, no Fórum Mundial de Educação Infantojuvenil (FMEIJ) . A educação como direito e bem público será o tema principal do evento.

As atividades autogestionadas e as manifestações culturais podem ser inscritas até hoje (10 de fevereiro) pelo e-mail programa@forummundialeducacao.org. Hoje também é o prazo para os participantes interessados em apresentar suas pesquisas fazerem as inscrição de seus trabalhos. Painéis de 1,20 X 0,90 metros exibirão conclusões de pesquisas científicas e relatos de projetos ou estudos em andamento.

As inscrições individuais para o FMEIJ custam R$ 15,00.
Grupos acima de cinco pessoas têm desconto - cada uma paga R$ 10,00. Professores da Rede Municipal de Educação de Osasco e estudantes do ensino fundamental e médio são isentos da taxa.

5) Ajude a construir os eixos temáticos do Fórum Social Américas

A organização do IV Fórum Social Américas, que será realizado de 11 a 15 de agosto de 2010, no Paraguai, está recolhendo sugestões para os eixos temáticos do evento. Os interessados em participar desse processo têm até o dia 20 de fevereiro para enviar por e-mail ou carta suas propostas de eixos temáticos gerais e temas específicos para serem debatidos. Também é necessário informar o nome da organização ou entidade, o país sede e o contato.

O endereço eletrônico da organização é consejo@forosocialamericas.org. As cartas devem ser endereçadas ao

Foro Social Américas
Secretaría del Consejo Hemisférico
Av. La Coruña N28-26 y Belo Horizonte
Quito, Ecuador

6) Movimentos sociais divulgam Carta da Bahia

Os Movimentos Sociais presentes ao Fórum Temático da Bahia se reuniram no último dia do evento para elaborar uma carta com o calendário de mobilizações para 2010. O documento é complementar à carta apresentada no Fórum Social 10 Anos - Grande Porto Alegre. Clique aqui e confira. 

7)
Abertas as inscrições para o Fórum Social EUA


Os Fórum Social dos EUA, que será realizado em Detroit, de 22 a 26 de junho, já está recebendo inscrições para participantes e atividades autosugestionadas. http://ussf2010.org/register.

As atividades autosugestionadas podem ter duas horas de duração - neste caso têm que envolver pelo menos uma organização. As proposta de quatro horas deverão ser apresentadas por pelo menos duas organizações. Cada organização só pode propor uma atividade. Já as performances culturais podem ser apresentadas por qualquer participante.

As inscrições das atividades se encerram no dia 15 de março e podem ser feitas no  http://ussf2010.org/register.


8) 
FSM Online

a) Open FSM

Conheça a rede social que reúne ativistas e militantes de todo o mundo identificados com a Carta de princípios do FSM. Este espaço virtual aberto possibilita a troca de informações e a realização de debates entre os participantes do processo Fórum e interessados. Entre as ferramentas disponíveis no Open FSM, está a criação de espaços auto-organizados e de listas de discussão por e-mail. Clique aqui.

b) WSF TV

O site WSF TV segue no ar exibindo produções audiovisuais relacionadas aos temas do Fórum Social Mundial. O portal pode ser utilizado para hospedar vídeos realizados por qualquer pessoa ou organização identificada com com a Carta de Princípios do FSM. Clique aqui.

c) Fórum de Rádios

Conheça o Fórum de Rádios, um espaço compartilhado pelas rádios participantes do processo Fórum Social Mundial, com produção de informação livre em formato radiofônico a partir de duas linhas: a transmissão multilíngüe e a disposição dos áudios realizados na plataforma web. Clique aqui.






ESTE BOLETIM É APENAS INFORMATIVO. POR FAVOR, NÃO RESPONDA A ESTA MENSAGEM

Boletim FSM
Para receber o boletim FSM escreva para: gerente @ forumsocialmundial.org.br com a palavra INSCRIÇÃO no campo "assunto" do email.
Para cancelar o recebimento do boletim escreva para: gerente @ forumsocialmundial.org.br com a palavra CANCELAMENTO no campo "assunto".

Para sugerir pautas escreva para: fsmsite @ forumsocialmundial.org.br

Escritório FSM - Brasil

Endereço: Rua General Jardim, 660, 7º andar, São Paulo - SP- Brasil, Cep: 01223-010
email: fsminfo @ forumsocialmundial.org.br
Site: www.forumsocialmundial.org.br