Ave Maria, cheia de graça!

Seja bem-vindo(a)ao Web blog "Somos Servos"! ... criado em 4 de junho de 2007 para a maior glória de Deus, agradece sua visita amiga e fraterna!

Feed Vatican News

Feed CNBB

Feed CRB Nacional

19 de maio de 2008

Jesus Cristo, a imagem do Pai

“Ele é a imagem do Deus invisível, o Primogênito, anterior a qualquer criatura; porque nele foram criadas todas as coisas, tantos as celestes como as terrestres, as visíveis como as invisíveis: tronos, soberanias, principados e autoridades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele existe antes de todas as coisas e tudo nele subsiste.” (Cl 1,15-17).

São Paulo escreve esta carta aos cristãos da cidade de Colossas. Esta pequena cidade se localizava na Ásia Menor, a 200 km de Éfeso. Estes cristãos eram provenientes do paganismo e se converteram ao cristianismo. Esta Carta foi escrita no período em que o Apóstolo se encontrava na prisão, provavelmente em Éfeso, entre os anos 55 e 57.

Neste sentido a carta do Apóstolo fala que “Cristo é a imagem do Deus invisível” (Cl 1,15). Seria importante para nós aprofundarmos o verdadeiro sentido da “imagem” que a Sagrada Escritura nos transmite.

A cultura da imagem está presente em nossas vidas. Esta cultura ficou muito presente no final do século passado e no início deste novo milênio. Hoje, mais do que nunca, a vida está marcada por diversas situações, na qual a imagem está presente. Porém, a Bíblia Sagrada fala sobre as imagens de diversas maneiras. Vejamos algumas:
  • “Não faça para você ídolos , nenhuma representação daquilo que existe no céu e na terra. Não se prostrem diante desses deuses, nem sirva a eles, porque eu, Javé seu Deus, sou ciumento...” (Ex 20,4-5)
Comentário: estes dois versículos estão situados no contexto do Decálogo (Os Dez Mandamentos), nas qual o Povo de Deus, liberto da escravidão do Egito, fez a Aliança com Deus. Neste sentido Deus proíbe fazer outras imagens, para que o Povo não seja tentado a servir outros falsos deuses e serem manipulados por eles.
  • “Nas duas extremidades da placa, faça dois querubins de ouro batido...” (Ex 25,18).
Comentário: Este versículo é importante para o Povo de Deus, que retrata a idéia de conservação das tradições judaicas. O convite diz respeito a adoração do único Deus libertador. Por isso Javé, o Deus que salva e liberta, mandou construir querubins (= anjos) e colocar nas extremidades.
  • “Fizeram para si um bezerro de metal fundido, e o adoraram, oferecendo a ele sacrifícios e dizendo: Israel, este é o seu deus que tirou você do Egito” (Ex 32,8).
Comentário: A adoração ao “bezerro de ouro” lembra as infidelidades do povo de Deus no deserto e a distância que originou entre Deus e o seu povo. Também podemos perceber o delito cometido pelo povo, logo ao nascer como povo de Deus. Porém Javé insiste com Moisés, seu mediador: “Desça, porque seu povo, que você tirou do Egito, se perverteu. Desviaram-se logo do caminho que eu lhes havia ordenado” (Ex 32,7-8).
  • “Façamos o homem a nossa imagem e semelhança” (Gn 1,26)
Comentário: A narração do Livro do Gênesis tem duas grandes partes: A origem do mundo e da humanidade (Gn 1 – 11) e a origem do Povo de Deus (Gn 12 – 50). “A narrativa da criação não é um tratado científico, mas um poema que contempla o universo como criatura de Deus. Foi escrito no período do Exílio da Babilônia entre os anos 586-538 a.C.” (cf. a nota da Bíblia Sagrada, Edição Pastoral, Ed. Paulus). O versículo em questão (Gn 1,26), fala sobre a criação do homem e da mulher, como imagem e semelhança de Deus. A estes “Javé Deus soprou-lhes nas narinas um sopro de vida e o homem [e a mulher] tornou-se um ser vivente” (Gn 2,7).

Assim perceberemos que a Sagrada Escritura orienta de distintas maneiras a realidade sobre as imagens. Talvez fosse importante salientar que não poderemos tomar ao “pé da letra” o que a Escritura Sagrada diz sobre as imagens. Não podemos restringir as orientações sobre as imagens apenas num versículo como nos apresenta o livro do Êxodo 20,4, sem ter presente o contexto em que foi escrito.

A imagem lembra outra realidade que não podemos fechar os olhos. A cultura da imagem, presente em nossas vidas, faz com que, à luz da Palavra de Deus, façamos um verdadeiro e profundo discernimento com relação a adoração das imagens. Para nós, que somos cristãos e católicos, e formamos o , Povo de Deus, que é sacerdotal, real e profético, é importante ter a idéia clara sobre a realidade das imagens. As variadas imagens de Nossa Senhora nos lembram que Maria é Mãe de Jesus. Sabemos que não adoramos as imagens de Maria. Mas por outro lado, sabemos que Ela foi a discípula fiel até as últimas conseqüências. São João escreve que a mãe de Jesus disse: “fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5).

Contudo, frente a mais variadas imagens que a Escritura nos mostra, aprofundaremos imagem de Cristo Jesus, que é a “imagem do Deus invisível”. No Prólogo de São João encontramos: “Ninguém jamais viu a Deus; quem nos revelou Deus foi o Filho unigênito, que está junto ao Pai” (Jo 1,18). Sendo assim, se quisermos ver a face de Deus, precisaremos conhecer quem é Jesus. Ele nos revela quem é o Pai. Neste caso, não poderíamos ficar com a idéia de que Deus proíbe “fazer e adorar imagens”. São Paulo afirma que “Cristo é a imagem do Deus invisível...” (Cl 1,15). Então, Javé o nosso Deus libertador, se revela em seu filho Jesus Cristo, que por sua vez nos mostra a verdadeira imagem de Deus.

Algumas perguntas para refletir:

Como a Bíblia fala sobre as imagens?
Como São Paulo relata a “imagem do Deus invisível”?
Os católicos adoram imagens?

Frei João Carlos Ribeiro, osm

Um comentário:

  1. ESTOU TENTANDO ME TORNAR UM EVANGÉLICO A 15 ANOS,MUITAS SÃO AS DÚVIDAS, ADORAR JESUS CRISTO É UMA DELAS, POIS INDEPENDENTE DE CRENÇA, O MAIS REAL DA FÉ ,SERIA ADORAR O CRIADOR DE TUDO, E NÃO O SEU SUPOSTO FILHO, NA IGREJA CANTA-SE E LOUVA-SE ÓH JESUS QUERIDO, AMADO ME AJUDE, EU TE ADORO, VOCE É MINHA VIDA,EU SO AMO JESUS, JESUS JESUS JESUS, EU PERGUNTO AONDE FICA O CRIADOR? NA VERDADE NÃO ESTAMOS ADORANDO JESUS, IDOLATRANDO JESUS, E SOMENTE A ELE, A PALAVRA NOS DIZ QUE DEVEMOS ADORAR SOMENTE A DEUS, O CRIADOR, ENTÃO PORQUE A IGREJA EVANGELICA ADORA TANTO A JESUS?PELAS ESCRITURAS APRENDEMOS QUE TUDO QUE PEDIRMOS "EM NOME DE JESUS" NOS SERA ATENDIDO, NÃO DIZ QUE DEVEMOS PEDIR A JESUS COMO ENSINA OS PASTORES EVANGELICOS, QUE GRITAM O NOME DE JESUS COMO SE ESTIVESSEM FALANDO DIRETO COM ELE, NUNCA OUVI UM PASTOR DIZER :EM NOME DE JESUS QUE TAL COISA SEJA FEITA OU NO NOME DE JESUS ISTO ACONTECERA. NA VERDADE O QUE ESTA OCORRENDO NÃO É A IGREJA DE DEUS E SIM A DE JESUS, NÃO É FACIL OUVIR PALAVRAS CONTRARIAS A NOSSA COMPREENÇÃO, SÃO MILHARES DE DUVIDAS QUE NÃO SÃO ESCLARECIDAS NUNCA, USAM A BIBLIA PARA PROVAR SEUS ERROS, E QUANDO NÃO TEEM MAIS ARGUMENTOS NELA DIZEM QUE TEMOS QUE TE FÉ!
    EM O NOME DE JESUS , SE FOREM CAPAZES DE ME ESCLARECER, ME DEEM RESPOSTA A ESTA PERGUNTA QUE É APENAS UMA ENTRE CENTENAS QUE TENHO E QUE VEM A EXPLICAR O PORQUE DIGO QUE ESTOU TENTANDO SER EVANGÉLICO, MAIS TA DIFICIL, QUANTO MAIS ESTUDO, MAIS ME CONFUNDO, QUANTO MAIS PERGUNTO MAIS SOU ENROLADO, NA HORA DA SANTA CEIA NESTA IGREJA, PEÇO A DEUS O CRIADOR QUE ME PERDOE SE ESTOU COMETENDO ALGUM PECADO POR ESTAR LA COMENDO UM PEDAÇO DE PÃO DIZENDO QUE É SEU CORPO E TOMANDO UM COPINHO DE SUCO DE UVA COMO SE FOSSE SEU CORPO, POIS NO FUNDO PARECE UM RITUAL CANIBALISTICO, POR FAVOR ME RESPONDAM!!!
    NÃO SEI COMO ME ENCONTRARAM MAIS MEU EMAIL É euclidesosc@bol.com.br
    AGUARDO

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: sua colaboração edificará tantas almas sedentas de Deus e nos fará cada vez mais servos uns dos outros.

Postagens mais visitadas