ZENIT - O mundo visto de Roma

Fides News Português

Gaudiumpress Feed

21 de dezembro de 2007

Mensagem de Paz

É sempre bom ouvir a voz do pastor que nos guia para o melhor pasto. Nesse ano , como nos quarenta anteriores, o Santo Padre nos revela o desejo de Deus para o início do ano de 2008. Muitos de nós, até mesmo por ignorância, procuram assistir a todas as previsões de final de ano, elas muitas vezes são narrativas de uma visão pessimista e porque não dizer diabólicas.

Porém, existe uma voz que clama no deserto, é a voz da Santa Madre Igreja. Clama por paz, dom de Deus derramando sobre toda a humanidade na noite de natal, isso sabemos pela proclamação dos anjos aos pastores: “Glória a Deus nos mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados.”(Lc 2, 14)

Quero convidar todos a lerem a Carta para o Dia da Mundial da Paz 2008 com o título “Família Humana, Comunidade de Paz”. E deixo o primeiro parágrafo postado para que todos sintam o quanto foi profético a inspiração dessa carta.

1. NO INÍCIO DE UM ANO NOVO, desejo fazer chegar meus ardentes votos de paz, acompanhados duma calorosa mensagem de esperança, aos homens e mulheres do mundo inteiro; faço-o, propondo à reflexão comum o tema com que abri esta mensagem e que me está particularmente a peito: Família humana, comunidade de paz. Com efeito, a primeira forma de comunhão entre pessoas é a que o amor suscita entre um homem e uma mulher decididos a unir-se estavelmente para construírem juntos uma nova família. Entretanto, os povos da terra também são chamados a instaurar entre si relações de solidariedade e colaboração, como convém em membros da única família humana: « Os homens – sentenciou o Concílio Vaticano II – constituem todos uma só comunidade; todos têm a mesma origem, pois foi Deus quem fez habitar em toda a terra o inteiro género humano (Act 17, 26); têm também todos um só fim último, Deus ».(1)