ZENIT - O mundo visto de Roma

Fides News Português

Gaudiumpress Feed

31 de dezembro de 2007

FELIZ ANO NOVO!

      Hoje a humanidade está em "festa". Em muitas capitais do mundo inteiro estarão iluminadas para saudar e entrar no primeiro dia de janeiro de 2008. Tradicionalmente muitas pessoas se abraçarão e desejarão feliz ano novo! Uma expressão que me faz pensar muito. A Igreja propõe que neste 1º do ano as comunidades possam celebrar a Festa de Maria, Mãe de Deus e o Dia Mundial da Paz.

      Paz... uma palavra composta de três letras e com uma profundidade muito grande. Ao desejar feliz ano novo estaremos desejando um novo ano e cheio de paz. Parece até mentira. Desejamos a paz, mas em várias partes do planeta terra estamos contemplando uma onda de violência muito grande. E quem mais sofre são as pessoas, as crianças..... O que estará faltando para que possamos viver em Paz? Passa ano e entra ano e parece que não encontramos a paz. Seja no "pequeno mundo": pessoal, familiar, rua, bairro, etc... como no "grande mundo". Acredito que alguma coisa está faltando nas vidas das pessoas. Jesus disse no Evangelho: "Bem aventurado os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus" (Mt 5,9).
Nós, como católicos, temos um instrumento muito grande e importante que é a PALAVRA DE DEUS – A BÍBLIA SAGRADA. É através dela que vamos buscando luz para caminhar neste "mundo cheio de trevas". Ela nos inspira uma maneira de seguir o Mestre. Ele é o Príncipe da Paz. Ele é o Filho amado do Pai. Ele é o "Verbo encarnado que veio habitar entre nós".

      Desejar FELIZ 2008 é a certeza de que queremos construir a Paz. Na noite santa do Natal contemplamos no Evangelho que os anjos de Deus anunciaram aos Pastores: "eu vos anuncio uma grande alegria: nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor" (Lc 2,11). E esta Paz só será construída a partir do encontro profundo e verdadeiro com o Menino Deus. Muitos "acordos de Paz" foram realizados e o mundo ainda continua insatisfeito e com muitos focos de violência, de guerra....

      Vamos imaginar se todos os católicos, todos os cristãos do nosso Brasil, do mundo estivem unidos numa única bandeira: CONSTRUIR E PROPOR A PAZ
de uma maneira pacífica, sem violência..... Creio que está na hora de começar a pensar diferente, e pensar segundo os critérios do Evangelho. Só assim teremos um ano novo. Não gostaríamos de "desejar feliz ano velho" e continuar do mesmo jeito. Que o ano de 2008, possa ser verdadeiramente novo, com uma mentalidade nova, com um jeito novo de ser e como cristãos que somos encarnar e interiorizar os valores do Evangelho sendo sinais proféticos do Reino Novo e da Paz nova que vem de Jesus, o nosso mestre.

      Feliz Ano Novo!

                                                      Fr. João Carlos, osm