ZENIT - O mundo visto de Roma

Fides News Português

Gaudiumpress Feed

4 de novembro de 2007

Novena a São Peregrino

Orações iniciais

Sinal da Cruz

Pelo sinal † da Santa Cruz, livrai-nos Deus, † Nosso Senhor, dos nossos † inimigos. Em nome do Pai, do Filho † e do Espírito Santo, Amém.

Invocação ao Espírito Santo

Vinde Espírito Santo. Enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo mesmo Espírito, e gozemos sempre da sua consolação, pelo mesmo Cristo Senhor Nosso. Amém.

Ato penitencial

Confessemos nossos pecados:
Confesso a Deus todo-poderoso, e a vós irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.

Deus todo-poderoso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.

Súplica a São Peregrino

Glorioso Santo que, obedecendo à voz da graça, renunciaste generosamente, às vaidades do mundo para dedicar-vos ao serviço de Deus, de Maria Santíssima e da salvação das almas, fazei que nós também, desprezando os falsos prazeres da terra, imitemos o vosso espírito de penitência e mortificação.
São Peregrino, afastai de nós a terrível enfermidade, preservai-nos deste mal, com vossa valiosa proteção.
São Peregrino, livrai-nos do câncer do corpo e ajudai-nos a vencer o pecado, que é o câncer da alma.
São Peregrino, socorrei-nos, pelos méritos de Jesus Cristo Senhor Nosso. Amém.

1º Dia
Leitura Bíblica: Mt 5, 21-24
Ouvistes o que foi dito aos antigos: "Não matarás: mas quem matar será castigado pelo juízo do tribunal. Mas eu vou digo: Todo aquele que se irar contra seu irmão, será castigado pelos juízes. Aquele que disser ao seu irmão: Raca, será castigado pelo grande conselho. Aquele que lhe disser: Louco, será condenado ao fogo do inferno. Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão: só então, vem fazer a tua oferta.

2º Dia
Leitura Bíblica: Lc 15,14.17-24
Depois de ter esbanjado toda a sua fortuna [...], o filho entrou em si e disse: [...] Levantar-me-ei e irei ao meu pai e dir-lhe-ei: Meu Pai, pequei contra o céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. [...] Levantou-se então e foi ter com seu pai. Estava ainda longe quando seu pai o viu, e, movido de compaixão, correu-lhe ao encontro, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. O filho lhe disse então: Meu pai, pequei contra o céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai falou aos servos: [...] Façamos festa, porque este meu filho estava morto e reviveu; tinha-se perdido e foi achado.

3º Dia
Leitura Bíblica: Mc 1,16-20
Naquele tempo, ao passar pela beira do Mar da Galiléia, Jesus viu Simão e seu irmão André; estavam jogando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse-lhes: "vinde após mim, eu vos farei pescadores de homens". Eles, no mesmo instante, deixaram as redes e seguiram a Jesus. Uns poucos passos mais adiante, Jesus viu Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes. Jesus logo os chamou com os empregados e partiram, seguindo a Jesus.

4º Dia
Leitura Bíblica: Mt 3,2-8
Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judéia. Dizia ele: "Fazei penitência porque está próximo o reino dos céus". Este é aquele de quem falou o profeta Isaías, quando disse: Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas (Is 40,3). João usava uma vestimenta de pelos de camelo e um cinto de couro em volta dos rins, alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. Pessoas de Jerusalém, de toda a Judéia e de toda a circunvizinhança do Jordão vinham a ele, confessavam seus pecados e eram batizados por ele nas águas no Jordão.

5º Dia
Leitura Bíblica: Jo 19,25
Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: "Mulher, eis aí o teu filho". Depois disse ao discípulo: "Eis aí tua mãe". E dessa hora em diante o discípulo a levou para sua casa.

6º Dia
Leitura Bíblica: Jó 2,7-10
Satanás feriu Jó com feridas graves, desde a planta do pé até a cabeça. Então Jó pegou um caco de telha para se coçar, sentado no meio da cinza. Sua mulher lhe disse: "Persistes ainda na tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre de uma vez!" Jó respondeu: "Falas como uma insensata. Se aceitamos de Deus os bens, não devemos também aceitar os males?" E, apesar de tudo disso, Jó não ofendeu a Deus com palavras.

7º Dia
Leitura Bíblica: Lc 22, 39-42
Conforme o seu costume, Jesus saiu dali e dirigiu-se para o monte das Oliveiras, seguido dos seus discípulos. Ao chegar àquele lugar, disse-lhes: "Orai para que não caiais em tentação." Depois se afastou deles à distância de um tiro de pedra e, ajoelhando-se, orava: "Pai, se é de teu agrado, afasta de mim este cálice! Não se faça, todavia, a minha vontade, mas sim a tua."

8º Dia
Leitura Bíblica: Mt 8, 2-4
Estando Ele numa cidade, apareceu um homem cheio de lepra. Vendo a Jesus, lançou-se com o rosto por terra e lhe suplicou: "Senhor, se queres, podes limpar-me". Jesus estendeu a mão, tocou-o e disse: "Eu quero, fica curado". No mesmo instante a lepra desapareceu daquele homem... e sua fama espalhava-se mais e mais e concorriam a Ele grande multidão para o ouvir e ser curado de suas enfermidades..."

9º Dia
Leitura Bíblica: Mt 5, 3-9
Naquele tempo, disse Jesus: Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino do Céu. Felizes os aflitos, porque serão consolados. Felizes os mansos, porque possuirão a terra. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Felizes os que são misericordiosos, porque encontrarão misericórdia. Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.

Oração
1. Oração a ser feita para um enfermo
Oh São Peregrino, a quem chamamos "O Fazedor de Maravilhas", pelos inúmeros milagres que obtém de Deus para todos os que recorrem a ti: tu que por muitos anos padecestes uma cancerosa enfermidade que corroeu teus tecidos, que tivestes alívio quando todos os recursos humanos perderam as esperanças; tu que fostes favorecido vindo Jesus para sarar tua enfermidade, pede a Deus e a Santíssima Virgem a cura para esta pessoa a quem agora te encomendo: (diga o nome da pessoa enferma). Aos cuidados por tua poderosa intercessão, te pedimos que nos ajudes a alcançar a bondade e a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai.

2. Oração a ser feita pelo próprio enfermo
São Peregrino, humilde servidor de Deus, vem em minha ajuda, sustenta-me em minha debilidade. A enfermidade invade meu corpo e faz a vida incerta, a tristeza envolve meu coração e me desespera. Por tuas súplicas, alcança-me uma fé viva, e uma esperança firme, a fim de que a mão de Deus se estenda sobre mim, me livre de todo mal, sare meu corpo e que se cumpra a sua vontade sobre mim. Que em sua ternura eu seja fortalecido em minhas angústias, para que eu possa viver e ser testemunho de sua presença em minha vida.
Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai.
- Rogai por nós, Glorioso São Peregrino,
- para que sejamos dignos de alcançar as promessas de Cristo. Amém

Oremos: Ó Deus, que em São Peregrino nos dais um eminente exemplo de penitência e de paciência, concedei-nos que, a seu exemplo e com sua ajuda, possamos suportar com coragem as provações desta vida, caminhando alegremente rumo ao reino dos céus. Amém.

Bênção
- A nossa proteção está no nome do Senhor
- Que fez o céu e a terra.
- Senhor, ouvi a nossa oração!
- Chegue até vós nosso clamor.
- O Senhor esteja conosco!
- Ele está no meio de nós.
Pela intercessão de São Peregrino, a bênção de Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo desça sobre nós e permaneça para sempre. Amém.

Hino de São Peregrino
Sobre a imensa planície onde Deus deu a terra perene verdor destes rios e selvas mandemos a Jesus este canto de amor.

Salve Cristo na terra distante onde São Peregrino conduz. Salve o Acre rebento gigante do Brasil, na vanguarda da cruz.

Ó cantemos, cantemos na hóstia de Jesus o divino esplendor tão em si, tão real, como o sol em seu vivo e celeste fulgor.

E na santa e feliz comunhão vossa presença querida nos é, ó bondoso, Jesus te pedimos dai-nos vida, conforto e mais fé.

E depois deste canto-oração entre as graças, Jesus que nos dais estendei ao Brasil para sempre vossa bênção sublime de paz.