ZENIT - O mundo visto de Roma

Fides News Português

Gaudiumpress Feed

2 de novembro de 2007

Atos dos Apóstolos

Traçando um paralelo com a linguagem da Internet, o Padre Denílson Aparecido Rossi leva a pensar na Bíblia como a home page de Deus e no Ato dos Apóstolos como um de seus links

Com o desejo de bem introduzi-los ao estudo do livro dos "Atos dos Apóstolos", convido-os a pensar na web. Neste sentido, perguntamos: qual é a home page de Deus? O que contém nela? A resposta, para nós, jovens, é fácil: a home page de Deus é a Bíblia e cada um de seus livros corresponde a uma "subpágina".

Ao abrir a "subpágina" dos "Atos dos Apóstolos" nós vamos encontrar um texto maravilhoso e profundo que está dividido em 28 capítulos. Analisando o texto no seu conjunto constatamos a seguinte estrutura:

a) 1,1-5,42 - Origens da Igreja de Jerusalém (início da comunidade cristã ligada ao templo e à lei; vida e estrutura da comunidade; primeiras perseguições).

b) 6,1-12,25 - Perseguição e missão: de Jerusalém à Antioquia (missão na Samaria, Judéia e Síria; conversão de Paulo e perseguição de Pedro).

c) 13,1-15,35 - Primeira viagem missionária e concílio de Jerusalém (Paulo e Barnabé em missão; conversão dos pagãos; concílio de Jerusalém).

d) 15,36-20,38 - Grandes viagens missionárias: fundação das igrejas na Grécia/Ásia (as novas comunidades de Filipos, Tessalônica, Beréia, Corinto e Éfeso; confronto com a cultura grega: confronto com as autoridades e estruturas do império).

e) 21,1 - 28,31 - De Jerusalém a Roma: Paulo prisioneiro de Cristo (captura e prisão em Jerusalém e Cesaréia; outros acontecimentos; viagens a Roma.

Quem escreveu esta obra prima foi Lucas, homem culto, estudado, grande pesquisador e conhecedor do mundo da época. É o mesmo autor que escreveu o Evangelho.

No Evangelho, Lucas apresenta a vida e as obras realizadas por Jesus no livro "Atos dos Apóstolos; coloca a prática dos apóstolos e a vida das primeiras comunidades cristãs.

O texto dos "Atos dos Apóstolos" foi escrito em língua grega, entre os anos 80 e 90 do primeiro século. Lendo este livro, nós, jovens, encontraremos respostas para muitas perguntas, tais como:
1 - O que fazer para não desanimar perante as dificuldades?
2 - Como ser fiel aos apelos do Espírito Santo nas novas situações que surgem?
3 - Como manter viva a memória de Jesus Ressuscitado?
4 - Como superar o perigo da burocracia e do autoritarismo nos grupos?
5 - Qual o papel das lideranças?

Jovens! Acessem com prazer a "home page" de Deus e abram a "subpágina" dos "Atos dos Apóstolos". Nela, vocês encontrarão luzes de esperança para espantar as sombras das dificuldades que pairam sobre os nossos grupos.

"Eles eram assíduos aos ensinamentos dos apóstolos e à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações". (At 2,42)

Vejam abaixo as citações dos Atos dos Apóstolos que confirma que os apóstolos sempre se reuniram em oração:
At 1,6.13.15;
At 2,1.46;
At 3,7;
At 4,23;
At 5,12;
At 6,2;
At 8,3;
At 9,11;
At 10,9.24;
At 12,12;
At 13,2-3.44;
At 14,1.23.27;
At 15,6;
At 16,13;
At 20,7.36;
At 21,5;
At 27,35.

O Padre Denílson Aparecido Rossi, imd.,é Diretor do Instituto Ciência e Fé.