ZENIT - O mundo visto de Roma

Fides News Português

Gaudiumpress Feed

3 de outubro de 2007

A NECESSIDADE DO OUTRO


Após um longo inverno sem tempo para postagens volto para deixar claro o quanto sinto saudades de escrever nesse instrumento maravilhoso de divulgação.

Hoje quero falar sobre essa necessidade do “outro”, esse personagem importante na vida de cada um de nós, tão importante que tudo que nós temos para realizar ou ser realizado precisa do outro. Ele não tem nome, pode ser sua esposa, seu filho, seu pai, sua mãe, seus amigos de trabalho ou da igreja, pode ser aquele que você acredita ser seu inimigo, ele pode ser Deus.

Esse tema não é meu, assisti a essa palestra na TV Cultura em um programa sobre filosofia. Muito interessante mesmo.

Para resumir toda a palestra, o importante é que, hoje estamos ignorando o outro, criamos barreiras emocionais, físicas e sociais onde o outro é expulso das nossas vidas. Só que vale ressaltar que, tudo que precisamos para sermos homens e mulheres, cristãos e cristãs , cidadãos e cidadãs, filhos e filhas de um Deus que é amor, passa e existi na nossa relação com o outro.

Como não lembrar da parábola do bom samaritano, que Jesus usa pra resumir e explicar o mandamento de ouro, “amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de todas a tua alma, com toda a tua força e de todo o teu entendimento; e a teu próximo com a ti mesmo.” (Lc 10, 27). Tudo é uma questão de relacionamento. Mas como Deus conhecendo a substância de que somos feito, da nossa fragilidade em nos relacionar com Ele, torna-se visível e presente nesse outro tão próximo.

Por isso, quanto mais próximo do nosso próximo mais próximo de Deus. (Desculpem a redundância intencional)