ZENIT - O mundo visto de Roma

Fides News Português

Gaudiumpress Feed

7 de agosto de 2007

Vocação - Um chamado


O tema central desse mês é a Vocação, o que nos impulsiona a testemunhar e escrever algumas linhas sobre o assunto para o crescimento do nome e glória de Jesus e crescimento do reino de Deus.

Vocação é antes de tudo um chamado, mas não é um chamado qualquer, é preciso antes de tudo querer ouvir esse chamado, ele também não é audível só com os ouvidos é preciso escutá-lo com o coração, ou seja, com os sentimentos.

Esse chamado se repete sempre na espera do nosso pronto atendimento, naquele momento em que os nossos sentimentos alinham-se e convergem para o Eterno. Não significa que o ouvinte seja digno, que tenha alcançado um grau diferente dos outros mortais, significa apenas que soube ouvir, muitas vezes é preciso está em conflito consigo mesmo para deixar o chamado sobressair aos vários sons que brotam de dentro de nós.

Lembro-me que muitos santos ouviram esse chamado de maneiras inusitadas, por exemplo: são Francisco ao voltar para Assis, doente por conta da guerra, começa sua conversão gradual, se dedica a dar esmolas e oferece até suas roupas aos pobres, tem visões e começa a desprezar o dinheiro e as coisas mundanas. Até que ele se encontra com um leproso, lhe dá esmola e um beijo, e este acontecimento marcou tanto a vida dele. Outros encontros afirmaram ainda mais a vocação de São Francisco, nas ruínas da igreja São Damião recebeu do crucificado o mandato de restaurar a Igreja. Obediente ao mandato, São Francisco pôs-se logo a trabalhar. Reconstruiu três pequenas igrejas abandonadas: a de São Damião, a de Santa Maria dos Anjos e a de São Pedro.

Esse fato mostra outra característica do chamado, nem sempre entendemos de imediato a que somos solicitado, as vezes é preciso esperar para então compreender a nossa verdadeira Vocação. Outra é que esse chamado nos completa, nos faz realmente ser a obra-prima do Pai.

Quero concluir, deixando a pergunta, o que é para você a “Vocação”?
Volto ainda sobre esse assunto na semana, mas você pode deixar sua resposta nos comentários.