ZENIT - O mundo visto de Roma

Fides News Português

Gaudiumpress Feed

23 de agosto de 2007

São Filipe Benizi


Filipe nasceu em Florença, Itália, no início do século XIII. Entrou na Ordem dos Servos de Maria como irmão leigo. Alguns anos depois, sua ciência tornou-se providencialmente conhecida, sendo então ordenado presbítero.

Eleito prior geral em 1267, ocupou este cargo até a morte. Governou a Ordem com grande equilíbrio, dotando-a de uma sábia legislação, defendendo com tenacidade sua sobrevivência e tornado-a célebre com sua santidade.

Recebeu na Ordem muitos irmãos, estes também homens de grande dedicação á vida religiosa, que tinham São Filipe em conta de mestre e modelo de vida evangélica e de serviço á Virgem Maria.

Com razão, pos é tido como um dos Pais da Ordem. Morreu em 1285 em Todi, na Úmbria, onde ainda hoje seu corpo é venerado. Foi canonizado por Clemente X em 1671.

Oração


Ó Deus, glória dos humildes, per meio de São Filipe protegestes com amor a família dos Servos de Santa Maria, amplamente a propagastes e com santas leis a consolidastes. Concedei-nos que, á imitação de tão grande pai, sirvamos fielmente a Virgem Maria e propaguemos com zelo apostólico a palavra do vosso Filho, Jesus Cristo, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.