ZENIT - O mundo visto de Roma

Fides News Português

Gaudiumpress Feed

18 de julho de 2007

Da dor à alegria

São nesses momentos de dor e pesar que os conceitos cristãos são colocados à prova. Muitos questionamentos vêem a mente dos que padecem da dor de ver um ente querido falecer por conta de um acidente como esse do avião da TAM.

Porque comigo? O que fiz pra merecer isso?

Diante desses questionamentos muitas palavras podem ser mal interpretadas.
Os sentimentos vagueiam do consolo para o desespero, da aceitação para o repudio, somos levados a por a culpa em alguém, nesses casos normalmente é Deus . O Frei Anselmo Grün fala muito bem disso no seu livro sobre o sofrimento.

Mas Aquele que é alvo da nossa raiva também é a solução da nossa Dor. Podemos ter um experiência fenomenal de Deus nesses momentos, para isso, se faz necessário ver como Jesus sofreu e transformou seu sofrimento em alegria. O sofrimento não tomou conta de todo o ser de Jesus, não por conta de uma graça especial, mas pela firme vontade de fazer a vontade de seu Pai.

Ao nos aproximarmos os nossos sofrimentos dos sofrimentos de Jesus, somos por ele confortados, “não temas eu venci o mundo”. Jesus sabe o que é ser abandonado, ser golpeado, sabe a dor da perda, da desilusão. Jesus não quer falar sobre a nossa dor, porque sabe que palavras na nos confortarão, Jesus cura os doentes no sábado, libertas os oprimidos e devolve a visão aos cegos. Tudo para a glória e honra de Deus Pai-Nosso.

Vamos rezar pelas vítimas! E pelos familiares para que possam nesse momento de dor “ressuscitar” de seus lutos na alegria da Ressurreição de Jesus Nosso Senhor.