ZENIT - O mundo visto de Roma

Fides News Português

Gaudiumpress Feed

24 de junho de 2007

Chegou a hora de procurar Jesus!

Olá!

A Paz de Jesus a todos!

É com muita alegria que aceito o convite de ser mais "um servo colaborador" nesse precioso blog, que é um novo meio de evangelização.

Pois bem, na minha primeira postagem venho fala da necessidade que todos nós temos de procurar Jesus em cada momento de nossas vidas, conforme diz o título desse texto, que é uma frase do nosso querido Papa João Paulo II direcionada, especialmente aos jovens: "Chegou a hora de procurar Jesus!". Meu irmão, essa hora é agora!

Para mostrar essa necessidade, recorrerei ao capítulo 19 do Evangelho de São Lucas, no qual lemos que: "Jesus tinha entrado em Jericó, e estava a travessando a cidade. Havia aí um homem chamado Zaqueu: era chefe dos cobradores de impostos, e muito rico. Zaque desejava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. Então correu na frente, e subiu numa figueira para ver, pois Jesus devia passar por aí. Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e, disse: 'Dessa depressa, Zaqueu, porque hoje preciso ficar em sua casa'. E ele desceu, e recebeu Jesus com alegria".

Vemos que Jesus não permaneceria muito tempo em Jericó, já que "estava atravessando a cidade", estava apenas de passagem, pois queria ir Jerusalém. Provavelmente, aquela seria a única oportunidade na vida do pequeno Zaqueu ver o "tão famoso" Jesus. Por isso ele desejava vê-lo.

Essa palavra - desejava - tem um significado muito profundo para mim. Não era apenas uma curiosidade de Zaqueu, não era somente uma necessidade, era um desejo, algo que ele não controlava dentro si. Quantas vezes, Jesus "atravessa" a nossa vida, e nós nem sequer notamos que ele está lá, e se notamos, nem ao menos temos vontade ou "curiosidade" em vê-lo de perto, em procurá-lo. As pessoas do mundo de hoje desejam ter carros, dinheiro, status social, enfim, desejam ser felizes... mas não têm em seu coração, o desejo de procurar a Verdadeira Felicidade. Zaqueu deveria ser um desses, já que era muito rico. Tinha tudo que o mundo oferecia, mas não era alegre. E ao ouvir falar dos milagres, da história, da vida de Jesus, pensava consigo: "Isso também poder ser para mim", por isso quando soube que o Redentor somente "passaria" por sua cidade, ficou desejoso em apenas vê-lo.

Jesus queria entrar na casa de Zaqueu, e também que entrar na casa, na nossa vida... todavia, Deus nos ama tanto, que nos quer livres. Ele não age em nossas vidas por imposição, não "arromba a porta" do nosso coração. É necessário que a nossa vontade permita que Deus entre, por isso eu te digo: deseje Jesus em sua vida! Permita que Ele mude a sua história!

Mas não somente isso que chama atenção nessa bela história da Bíblia, talvez o "mais importante", se é que podemos classificar uma passagem mais importante do que outra, foi que Zaque, por tinha um desejo enorme em ver o Mestre, não se conformou com sua condição: cobrador de impostos (odiado por todos) e a baixa estatura. Imagine a cena: Jesus passando pela cidade, muitas pessoas querendo vê-lo, deveria ser um alvoroço. E Zaqueu, baixo, não conseguia ver ninguém, pois a pessoas em sua frente o atrapalhavam.

Muitas pessoas querem ver Jesus, o desejam ardentemente, mas são atrapalhadas por várias "pessoas altas": a depresão, o medo, doenças, drogas, bebidas, a dúvida, a vida de pecado e a culpa... Muitas coisas querem nos impedir de ver Deus, mas nós não temos que nos conformar com a situação que vivemos. Jamais podemos dizer a nós mesmos: "Não adianta, eu sou pecador, não tenho salvação", "Essa tristeza nunca acabará", "Desisto!". Isso é o que o inimigo quer que pensemos. Precisamos ser como Zaqueu, que ao invés de dizer: "Eu sou baixo mesmo, não adianta, nunca verei Jesus", correu na frente e subiu em uma árvore!

Precisamos fazer um esforço diário, Deus quer que seus filhos sejam fortes, sejam como águias!É meio redundante, mas para se subir numa árvore, é necessário ir de baixo para cima, cada centímetro. Precisamos dizer não ao pecado, a derrota! Porém, antes de tudo isso é preciso uma coisa: Começar!. E foi isso que João Paulo II queria dizer nessa bela frase: Chegou a hora de procurar Jesus! Saia do meio das "pessoas altas", não se conforme com sua situação, não diga a si mesmo "Sou um derrotado!". Deus é maior, Deus é Amor! E te ama mais do que você imagina! E ao encontrá-lo você descerá com muita alegria para que Ele o abrace e entre sua casa!

Comece hoje mesmo esse precioso encontro...

Um forte Abraço!